Saber Mulher

Notícias

::05/07 - Contraceptivo sem pausa não afeta metabolismo

Contraceptivo sem pausa não afeta metabolismo

Toda mulher vai menstruar, mais cedo ou mais tarde. O ruim é que a grande maioria não gosta disso. O bom é que há como ficar livre disso!

O portal Sua dieta publicou um artigo sobre uma das maiores dúvidas das mulheres: suspender a menstruação com o uso da pílula anticoncepcional sem pausa. Enquanto alguns médicos abraçaram a causa e defenderam o fim do sofrimento, outros eram totalmente contra a interrupção da menstruação, alegando que tal alteração poderia ser extremamente prejudicial ao organismo feminino, diz a matéria.

No entanto, de acordo com o artigo, o assunto está esclarecido cientificamente: um estudo publicado na revista Contraception -  referência na área de saúde reprodutiva e planejamento familiar - comprovou que não existem diferenças significativas no metabolismo (níveis de gordura e de açúcares) do organismo das mulheres que usam contraceptivo oral em regime contínuo, com interrupção da menstruação, se comparadas às pacientes que optam pelo contraceptivo cíclico, ou seja, que menstruam todos os meses.

A pesquisa foi feita com 78 mulheres. Dessas, 39 usaram o contraceptivo por 168 dias ininterruptos e 39 tomaram o medicamento durante seis ciclos de 21 dias, interrompendo por sete dias. No final do estudo, não havia variação significativa no metabolismo (índices de glicídios, colesterol - HDL e LDL - e triglicérides, entre outros) entre os grupos.

A taxa de suspensão do fluxo menstrual e a redução de intensidade dos sintomas típicos da menstruação (cólica, dor de cabeça, acne, mamas doloridas e inchaço) também foram analisadas na pesquisa, com bons resultados.

"A conclusão do estudo garante às mulheres mais tranquilidade e segurança na hora de decidir, junto a seu médico, qual é o melhor e o mais adequado método para o seu caso", afirma Achilles Machado Cruz, especialista em Ginecologia e Obstetrícia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), entrevistado para a matéria.

No estudo as mulheres utilizaram contraceptivos com o princípio ativo etinilestradiol (30mcg) associado à drospirenona (3mg). Em ambos os casos (com ou sem pausa), a pesquisa mostrou que o contraceptivo não acarreta problemas de doenças cardiovasculares em função do aumento de colesterol e triglicérides.

Quer parar de menstruar? Converse com seu ginecologista e sinta-se livre!

Saiba mais
Voltar

Notícias

31/01/2011

Cuidando do coração

Ações hoje podem ajudar a prevenir ou minimizar os efeitos de um problema...

 

28/01/2011

Dá prá confiar na pílula?

A pílula tem sido usada com segurança desde a década de 60 e é uma das formas mais...

 

24/01/2011

Excessos ao sol

Exageros durante a exposição solar pode causar danos irreparáveis à pele. O verão é a...

 

mais notícias +

 

 

Conheça seu corpo

Veja imagens do seu organismo e saiba como ele funciona.

Convide uma amiga

Chame suas amigas para conhecer o Saber Mulher!