Saber Mulher

Notícias

::20/09 - Calores? Será a menopausa?

Calores? Será a menopausa?

De repente um calor inexplicável toma conta da parte superior do corpo, ou do corpo inteiro, e persiste por 30 segundos ou até cinco minutos. A face e o pescoço ficam vermelhos e logo aparece o suor. Palpitação, sensação de pressão na cabeça, tontura e fraqueza podem, eventualmente, acompanhar esses sintomas. Finalmente vem aquela impressão de frio úmido. Uma onda de calor acaba de acontecer.

Esse é um dos mais famosos sintomas da menopausa - as ondas de calor -, que podem atrapalhar tanto o dia-a-dia como o sono profundo da madrugada. Quando acontecem durante a noite, não é raro serem responsáveis pela baixa qualidade do sono, gerando como conseqüência problemas de concentração e memória, irritabilidade e cansaço. As ondas de calor afetam cerca de 85% das mulheres nos anos imediatamente anteriores e posteriores à menopausa, e enquanto algumas tenham somente alguns episódios por ano, outras mulheres têm até 20 episódios por dia, o que certamente compromete a qualidade de vida.

Os pesquisadores não sabem exatamente o que causa essas ondas, mas teorias sugerem que a queda na produção do estrogênio tenha relação direta com os calores. A falta do hormônio afeta o hipotálamo, uma região do cérebro que regula a temperatura corporal. Ele "pensa" que o corpo está quente, mesmo que não esteja, e envia mensagens para que o organismo libere o excesso de calor. Uma das maneiras de fazer isso é dilatando as veias, particularmente as que ficam próximas à pele na cabeça, face, pescoço e peito. Quando elas retornam ao tamanho normal a sensação de calor desaparece.

Outros sinais da menopausa

Além das ondas de calor, podem acontecer outras alterações que caracterizam a pré-menopausa, como:

• Menstruações irregulares - elas podem acontecer em intervalos de tempo maiores ou menores, podendo ocorrer um mês sim e outro não, a cada dois ou três meses ou até duas vezes no mesmo mês. É comum o fluxo também sofrer alterações, diminuindo ou aumentando de volume e duração.

• Alterações na vagina ou bexiga - os tecidos na área genital se tornam atrofiados - finos, secos e retraídos - devido à falta de estrogênio. Essa atrofia acaba por causar dor na relação sexual e esse é um dos grandes fatores que levam ao desinteresse pelo sexo nessa fase da vida. Problemas no trato urinário também são freqüentes e incluem incontinência e a ocorrência de mais infecções urinárias.

• Sintomas emocionais - irritabilidade, insônia, nervosismo, crises de choro, ansiedade e fadiga também acontecem com freqüência e costumam ser agravados pelas ondas de calor, afetando o humor.

A idade e os sintomas da menopausa variam de mulher para mulher, mas se você está sentindo algum, ou todos esses sintomas, converse com seu ginecologista. Caso ele confirme que as ondas de calor estão relacionadas com a menopausa, a melhor forma de tratamento desse sinal indesejável é a terapia hormonal (TH). O benefício mais rapidamente observado é o alívio dos sintomas desagradáveis causados pela deficiência de hormônios. Outras vantagens são: redução do risco de osteoporose, pele mais hidratada e elástica, corpo mais feminino e melhora na atividade sexual.

Tenha em mente que TH nunca deve ser iniciada sem supervisão médica. Qualquer que seja a idade ou os sintomas que apareçam na chegada da menopausa é importante conversar com o ginecologista sobre os prós e contras da TH e fazer o acompanhamento periódico. Hábitos de vida saudáveis também são fundamentais, pois contribuem para que a mulher se sinta melhor nessa importante fase da vida.

Saiba mais
Voltar

Notícias

31/01/2011

Cuidando do coração

Ações hoje podem ajudar a prevenir ou minimizar os efeitos de um problema...

 

28/01/2011

Dá prá confiar na pílula?

A pílula tem sido usada com segurança desde a década de 60 e é uma das formas mais...

 

24/01/2011

Excessos ao sol

Exageros durante a exposição solar pode causar danos irreparáveis à pele. O verão é a...

 

mais notícias +

 

 

Conheça seu corpo

Veja imagens do seu organismo e saiba como ele funciona.

Convide uma amiga

Chame suas amigas para conhecer o Saber Mulher!